Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

A vocação do PPG-BAC e seu histórico de atuação acadêmico-científica o coloca plenamente alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o alinhamento direto com diversas metas de cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Objetivo 6.

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

 

Objetivo 15.

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

 

Objetivo 13.

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

 

Certamente o PPG-BAC se destaca quanto à sua atuação em nível local, regional e até mesmo internacional, ao desenvolver pesquisas que contribuem diretamente para o alcance dos ODS 6, 13 e 15. Merecem destaque:

i) estudos sobre os efeitos da alteração de habitats e poluição (incluindo temas recentes como efeitos de microplásticos e compostos emergentes) sobre a manutenção da biodiversidade de ecossistemas aquáticos continentais e estuarinos;

ii) estudos que visam auxiliar no desenvolvimento de medidas de monitoramento e recuperação de ecossistemas degradados através de bioindicadores, biomarcadores e biorremediação;

iii) estudos que visam desenvolver técnicas de conservação ex situ a partir de bancos de germoplasma de espécies nativas utilizando a criopreservação;

iv) estudos que buscam elucidar a importância de diferentes processos ecológicos sobre a manutenção da biodiversidade e, consequentemente, de serviços ecossistêmicos;

v) estudos que abordam o ciclo do carbono, emissão de metano e possíveis impactos e respostas em comunidades aquáticas.

 

Além disso, o PPG-BAC tem atuado em convênios com empresas públicas para melhorar a eficiência dos sistemas de tratamento de esgoto e em cursos de capacitação para funcionários destas empresas. Finalmente, nos destacamos pela atuação em comitês de assessoramento, conselhos consultivos de unidades de conservação e de agências de bacias hidrográficas. Assim, o PPG-BAC tem atuação de destaque nas seguintes metas:

6.3 Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.

6.5 Implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado.

6.6 Proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.

15.1 Assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais.

15.5 Tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitat naturais, deter a perda de biodiversidade e, até 2020, proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas.

15.8 Implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias.

15.9 Integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade ao planejamento nacional e local, nos processos de desenvolvimento, nas estratégias de redução da pobreza e nos sistemas de contas.

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mudança do clima, seus riscos, mitigação, adaptação, impactos, e alerta precoce.

 

Objetivo 4.

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 

Ao longo dos seus 14 anos de atividade, o PPG-BAC titulou mais de 120 profissionais altamente qualificados com dissertações, teses e publicações científicas estreitamente alinhadas com as metas dos ODS destacados acima (ODS 6, 13 e 15). Além disso, desde 2019, em todos os processos seletivos de ingresso no mestrado e doutorado do Programa, é estabelecida a reserva de no mínimo 20% das vagas para estudantes negros, indígenas, quilombolas e com deficiência, de acordo com o Programa de Ações Afirmativas na Pós-Graduação (PROAAf-PG) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (Resolução 004/2019 do CONSUN-FURG). Neste sentido, a atuação do PPG-BAC se destaca nas seguintes metas do ODS 4:

4.4 Aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

4.5 Eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.

4.7 Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

4.c Aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

 

Objetivo 12.

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

 

Dentre as metas deste ODS estão (12.2) alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais e (12.4) alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente. A contribuição do PPG-BAC para o alcance destas metas se dá através do desenvolvimento de pesquisas que visam avaliar como diferentes contaminantes e poluentes (e.g. metais, nutrientes, produtos farmacêuticos, microplásticos, pesticidas) afetam organismos aquáticos, contribuindo para o entendimento dos seus efeitos deletérios sobre a qualidade da água e sobre organismos consumidos pelas populações humanas. O Programa também tem atuado na compreensão da importância da pesca artesanal e consequências da sobre-exploração no estuário da Lagoa dos Patos.